Meeple de Prata



INTRO

O "Meeple de Prata” é uma distinção criada pelo Spiel Portugal para premiar pessoas ou instituições que se revelaram ou revelam fundamentais no processo de desenvolvimento e enriquecimento dos jogos de estratégia em Portugal. Uma fatia importante deste enriquecimento e desenvolvimento está intimamente ligada a estas pessoas ou instituições e nós, Spiel Portugal, queremos reconhecer isso, publicamente, e com a atribuição desta distinção. 



Meeples de Prata 2017

A LeiriaCon é considerada por muitos, a mais influente convenção de jogos em Portugal. Leva já 10 anos e foi a primeira, o salto essencial, no desenvolvimento dos jogos de estratégia em Portugal porque permitiu juntar os praticantes de todo o País, numa primeira fase, e apresentar a cena dos jogos de estratégia, tanto em Portugal como também no estrangeiro, juntando e ajudando a criar designers e editores. Pelos serviços prestados à LeiriaCon o Spiel Portugal distingue: Mac, Pombeiro, Liliana.

Liliana Lucas

A Liliana esteve connosco na mudança da LeiriaCon do antigo IPJ para a Quinta do Pinheiro, lugar onde estabelecemos as nossas raízes enquanto uma convenção, estruturada, e que nos traria até hoje. Foram dela as maiores responsabilidades de todo o processo de adaptação dos jogos ao ambiente criado, a ligação entre nós, jogadores, e o imaginário de um fim de semana de escape a pretexto de jogos. A Liliana esteve sempre presente quando soaram alguns alarmes e tornou esta relação comercial numa relação pessoal levada muito com o coração. Por isso a nossa mais que merecida homenagem.

Manuel Pombeiro

Para os mais distraídos, o Manuel Pombeiro criou o nome da LeiriaCon. Éramos um Encontro Nacional de Jogadores, também com o seu incentivo, e passamos a LeiriaCon, imaginava ele uma convenção ao estilo das que se fazem lá fora. Era ele que estava mais próximo do que nós queríamos e ainda o não sabíamos. Mas não foi só o nome. Pombeiro era o primeiro a chegar a Leiria (vindo de Lisboa!) e sempre emprestou dele, não só os jogos todos do seu mundo, como todas as iniciativas, as ideias, a disponibilidade, a evangelização. Para alguma coisa começar precisamos da carolice de poucos para se fazer muito. Por causa do Manuel Pombeiro, outro carola, conseguimos fazer muito mais. Obrigado!


Mac Gerdts

Mac Gerdts foi o responsável pelo reconhecimento internacional do nosso evento. A sua presença assídua, a apresentação dos seus protótipos, as suas generosas doações à organização, até mesmo a criação de dois jogos relacionados com Portugal, tudo isto teve que ver com a ligação entre Mac Gerdts e a LeiriaCon. Foi e ainda é a nossa maior referência internacional no evento e um amigo que nos tornou muito parte do que somos hoje. É com muito prazer que lhe atribuímos o "Meeple de Prata” numa altura em que ele vem conhecer esta nossa, ainda nova, casa.


Meeples de Prata 2018

Associação Cidade Curiosa

A Associação Cidade Curiosa tem sido, ao longo dos últimos anos, importante dinamizadora do contexto regional mas também nacional, dos jogos de estratégia. Em 2017, com uma gigantesca mobilização, conseguiu o que, até há pouco tempo atrás, seria impensável: vencer o orçamento participativo nacional para um projeto de criação de rede de ludotecas regional. Foi, inclusivamente, o projeto mais votado em todo o País!

Esta distinção com o Meeple de Prata é somente um reconhecimento deste trabalho, na expectativa, também, de que o resultado desta vitória no orçamento participativo seja mais um passo assinalável na caminhada dos jogos de estratégia para os olhos de cada vez mais pessoas e famílias, quer na região de implementação deste programa de ludotecas, quer na sua extensão em âmbito nacional para um futuro que, agora, cremos, ficou mais próximo. No fundo, este é um muito obrigado a todos os que, com a sua ambição e dedicação, tornaram este momento possível!