Troféu Paulo Inácio


A pretexto da celebração do 10º aniversario da LeiriaCon, o Spiel Portugal decidiu criar e irá atribuir, a partir deste ano e nos anos seguintes, o "Troféu Paulo Inácio".

O Objectivo

Com este prémio queremos distinguir pessoas, empresas, instituições, agremiações, grupos de jogadores, enfim, todos os que, de uma forma ou de outra, tenham sonhado e servido os jogos de tabuleiro. Queremos uma distinção anual para quem, cremos, criou história, cria futuro!

O Nome

Os jogos de tabuleiro terão sempre a responsabilidade maior de juntar pessoas a uma mesa e, por isso, homenageamos um jogador e um amigo. Serviu e marcou este grupo de forma única e queremos, assim, perpetuar a sua memória e o que nos deixou. Com a sua visão crítica e apaixonada, Paulo Inácio sonhava os jogos com o romantismo de D. Quixote e acreditava ser possível o impossível. Uma personalidade sonhadora em torno do tabuleiro.  É também dos sonhadores, este troféu.”

O Júri

O troféu irá ser decidido por entre os elementos do Spiel Portugal, exclusivamente.

Apresentação

Anualmente, em Dezembro, o distinguido será anunciado, com o troféu a ser entregue, preferencialmente, na LeiriaCon seguinte.

O Patrocinador

A GMT Games associou-se a esta nova iniciativa tornando ainda mais especial este troféu que também homenageia um wargamer, Paulo Inácio.

_______________________________________________________

  • Vencedor : Board Game Geek


Queríamos que esta homenagem, esta primeira distinção, recaísse sobre uma instituição que, mais que de jogos, é de comunhão e de pertença. O espírito de grupo, a entreajuda, a partilha, tudo expressões paradigmáticas do que se tornou esta comunidade de jogadores. O contexto, o berço e, de alguma forma, o testemunho desta tribo que define o que é ser um boardgamer nasceu no pensamento de alguns e é, agora, partilhada por todos. Por tudo isto, o “Troféu Paulo Inácio 2017” é atribuído ao BOARD GAME GEEK. A casa de todos nós.


"I am humbled to learn that BoardGameGeek will be the first recipient of this award, and am honored to accept it on behalf of the BGG community. I would like to thank all of the members of BGG and its staff, who have contributed endless amounts of information and shared their thoughts and opinions on all aspects of the board game hobby over the past 16 years. This award would not have been possible without their passion and dedication to making BGG what it is today." 
Scott Alden - BGG



_______________________________________________________

  • Vencedor : Francis Tresham

Se nos debruçarmos a analisar a vida, cada vez mais perene, dos jogos de tabuleiro, percebemos que, estes, trazem muito do resultado da vida atual - a rapidez, a diversidade, o consumo rápido. 

A década de setenta do século passado apresentou-nos um momento que, hoje, sabemos ter sido único e decisivo na indústria dos jogos de tabuleiro - o nascimento do primeiro 18xx (1829). Mais que um jogo, um sistema. Francis Tresham é a mente por detrás deste sistema e esta é a visão que nos trouxe até hoje, com a atualidade sublinhável de quem é genial. A criação, a originalidade, a influência nos seus pares e o respeito pela atividade. É um vencedor óbvio, cuja obra se estende a outros jogos imortais, como Civilization ou Revolution. 

O Troféu Paulo Inácio, em ano dedicado aos comboios na LeiriaCon e com a expectativa de imaginarmos o próprio, lá em cima, a sorrir enquanto conduz a Canadian Pacific a mais uma falência divertida, teria de ser para premiar Francis Tresham, o senhor 18xx!

“I am now in my ninth decade. I was very sad to note that Paulo Inácio - in whose memory this Award is made - should have died at only half my present age. We have a proverb in England, “Only the good die young”. 

I published the 1829 boardgame in the early 1970s. I subsequently co-operated with Mayfair Games (USA), in developing 1830. In later years, I have published 1853 (British Imperial India), 1829 Mainline and the 1825 units. 

It has been with a strange mixture of wonder and terror that I have watched the worldwide flowering of the 18XX system. Many developers (professional, semi-professional and amateur) have produced their own versions - each game with its own geo-historical setting and with a gradual evolution of rules. Nobody could now count how many 18XX variants there are. It may be amusing for you to know that what eventually became 1829 was originally going to be an aeroplane race game. Spiel Portugal has also kindly mentioned my boardgame Civilization. You may be interested to know that Gibson Games (UK) will, this Spring, launch a slightly-modified reprint of it. I have also published the boardgames Spanish Main, Revolution (The Dutch Revolt 1568-1648), The Judge in Circuit, and others. I continue to work on several games in parallel, one or more of which are likely to be published. 

I am very honored to accept the Paulo Inácio Award, made at Leiria Con 2018.”

Francis Tresham - 2018